Certificação digital

    Saiba mais sobre o certificado digital.

    Na CDL Nova Mutum é possível adquirir o certificado digital de sua empresa para procedimentos junto à Receita Federal e emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

    O que é?

    O certificado digital é uma identidade eletrônica com dados protegidos por chaves criptografadas que comprovam quem fez uma determinada transação, podendo ser utilizada por empresas e pessoas físicas.

    Para que serve o certificado digital?
    Para efeito de controle fiscal, o Governo é quem mais incentiva o uso da assinatura eletrônica. No entanto, não é só o Estado que tem benefícios com a adoção da certificação. O certificado digital serve para assinar e enviar documentos remotamente, cumprir com as obrigações fiscais e acessórias, no caso de uma empresa, realizar transações bancárias on-line, entre outras funcionalidades.

    Quais os benefícios?
    Os benefícios estão relacionados à segurança e celeridade operacionais, além da redução de custos, principalmente relativos a deslocamentos e autenticações. A assinatura digital dispensa o reconhecimento de firmas e como o envio dos documentos pode ser feito remotamente, não há necessidade de gastos com motoboys, por exemplo. Tudo o que é assinado, inclusive e-mails, passa a ter validade jurídica.

    Quem precisa?
    A certificação digital é obrigatória para empresas do Simples Nacional (SN) com mais de cinco funcionários. Empresas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e) e estão no regime de tributação de lucro real ou lucro presumido também precisam da certificação. Caso a empresa não atenda a obrigatoriedade, fica impedida de declarar as obrigações acessórias e pagar tributos, incorrendo no risco de multa.

    Quais os tipos de certificação existentes?
    Os certificados diferenciam-se por representar a assinatura digital de um CPF ou de um CNPJ. Podem ser instalados no computador, mantendo vínculo com o hardware (modelo A1) ou podem ser móveis (modelo A3), disponíveis em Tokens USB ou cartões. A validade do modelo A1 é de um ano, já o modelo A3 podem ter validade de dois a três anos.

    Como adquirir um certificado digital?
    Escolhido o modelo de certificado que satisfaz as necessidades da pessoa ou empresa é preciso ir até a Acenm/CDL, com os documentos pessoais e/ou empresariais para uma validação presencial. O certificado é emitido no momento da validação.

    O profissional contábil pode utilizar seu certificado digital?
    Sim, desde que seja feita uma procuração eletrônica dando poderes específicos a ele. É importante ressaltar que qualquer problema com o certificado digital é de responsabilidade de seu titular. Por isso a necessidade de discriminar quais serão as responsabilidades do profissional contábil quanto ao uso do certificado digital da empresa ou profissional liberal.

    O que fazer no caso de perda ou roubo do certificado digital?
    A primeira coisa a fazer é solicitar a revogação do certificado digital, pedindo auxilio em qual Autoridade Certificado foi validado. O processo de revogação do Certificado Digital é definitivo e uma vez realizado não é possível reverter, sendo necessária uma nova validação presencial.

    Há outras razões para cancelar o certificado digital?
    Sim. É necessário revogar o certificado quando houver alterações nos dados da pessoa física ou jurídica. A mudança da razão social de uma empresa ou de nome da pessoa física depois de um divórcio, por exemplo, requer revogação do certificado. A revogação também será necessária se houver esquecimento ou bloqueio de senha do cartão ou Token USB e suspeita de acesso indevido, com comprometimento da chave privada.

    Par mais informações procure a Acenm/CDL - (65)3308-1663.

    Fonte: Informações Jornal Dia Dia com CDL Cuiabá

    E - CPF

    Informações Gerais*

    Informações Gerais*

    O Certificado Digital facilita o acesso a diversos serviços pela internet, além de ajudar a diminuir erros de cadastros.

    Obter o GED

    Obter o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), que organiza os documentos emitidos pelo contribuinte;

    Diminuir erros de escrituração
    Diminuir erros de escrituração em razão do cadastro correto das informações;

    Utilização Governamental*

    Utilização Governamental*

    Para quem trabalha em órgãos e empresas públicas ou de economia mista. Permite acessar serviços exclusivos do Governo, como SPED, Siscomex, e-CAC e outros.

    Siscomex
    Outras aplicações possíveis são: acessar o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), no qual é possível, entre outras funções, fazer solicitação e deferimento de Licenciamento de Importações (LI) e registro da Declaração de Importação (DI); assinar contratos de câmbio em instituições bancárias, etc. Saiba Mais

    SPED
    O Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) consiste no armazenamento, na validação e na recepção de documentos contábeis e fiscais de empresas e pessoas jurídicas no meio digital. Fazem parte do Sped os seguintes projetos: Escrituração Contábil Digital (ECD), também conhecido como Sped Contábil; Escrituração Fiscal Digital (EFD), ou Sped Fiscal; a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Saiba Mais

    Acessar o e-CAC
    Acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e realizar uma série de operações, dentre as quais verificar a situação fiscal, consultar as notificações de declarações feitas à Receita Federal, realizar, consultar ou cancelar procurações eletrônicas para o seu contador, etc; Saiba mais

    Consultar dados do IRPF
    Consultar dados do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), enviar com mais segurança e acompanhar o status da declaração atual do Imposto de Renda, além de acessar as já enviadas em anos anteriores;

    Acessar ao Receitanet
    Caso seja o representante legal de alguma empresa na Receita Federal ou o procurador, enviar pelo Receitanet demonstrativos como DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica), DACON (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais) e outras declarações;

    Assinar a escrituração contábil e fiscal
    Assinar a escrituração contábil e fiscal da empresa (SPED Contábil e Fiscal – EFD e ECD), caso seja o procurador ou representante legal da empresa; Saiba Mais

    Realizar transações de FGTS e Previdência Social
    Realizar transações relativas ao FGTS e a Previdência Social no Conectividade Social, mediante procuração ou nos casos de profissional autônomo;

    Enviar e fazer retificações no CAGED
    Enviar e fazer retificações no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mediante procuração; Saiba Mais

    Acessar ao Sisprouni
    Coordenador ou representante de instituição de ensino, cadastrado pelo mantenedor, pode acessar o sistema informatizado do ProUni - Sisprouni (Programa Universidade Para Todos) para atualizar, suspender, transferir e encerrar Bolsas, aprovar/reprovar candidatos pré-selecionados, além de emitir Termo de Adesão e Termos Aditivos;

    Utilizar o e-DOC
    No caso do Judiciário, utilizar o e-DOC (Peticionamento Eletrônico para o Tribunal Superior do Trabalho – TST);

    Assinar prontuários eletrônicos
    Permitir aos profissionais de saúde assinar prontuários eletrônicos (desde que o Hospital utilize o sistema PEP);

    CEBAS
    A Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social é concedida pelo Governo Federal às instituições privadas sem fins lucrativos que atuam na área social, educacional e da saúde. Saiba Mais

    Assinatura de Contratos de Câmbio
    A Assinatura de Contratos de Câmbio dos bancos privados permite a realização de operações cambiais na internet com segurança e a integridade das informações. Saiba Mais

    ComprasNET
    O Comprasnet é o portal de compras do Governo Federal para a realização de licitações e contratações feitas pela Administração Pública Federal direta. Para acessar os diversos serviços do Comprasnet, os fornecedores devem adquirir um Certificado Digital do tipo e-CPF ou e-CNPJ. Saiba Mais

    eSocial
    O eSocial é um projeto do governo federal que possibilita ao empregador o envio unificado das informações sobre os empregados. Saiba Mais

    Utilização Privada*

    Utilização Privada*

    Assinar a escrituração contábil e fiscal
    Assinar a escrituração contábil e fiscal da empresa (SPED Contábil e Fiscal – EFD e ECD), caso seja o procurador ou representante legal da empresa; Saiba mais

    Aderir ao Cadastro Positivo
    Aderir ao seu Cadastro Positivo (de pessoa física) pela internet;

    Assinatura de Contratos de Câmbio
    A Assinatura de Contratos de Câmbio dos bancos privados permite a realização de operações cambiais na internet com segurança e a integridade das informações. Saiba mais

    Siscomex
    Outras aplicações possíveis são: acessar o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), no qual é possível, entre outras funções, fazer solicitação e deferimento de Licenciamento de Importações (LI) e registro da Declaração de Importação (DI); assinar contratos de câmbio em instituições bancárias, etc. Saiba mais

    Utilizar o GESP
    Utilizar o GESP (Gestão Eletrônica de Segurança Privada);

    Categorias Profissionais*

    Categorias Profissionais*

    O e-CPF permite operações específicas para determinadas categorias profissionais, facilitando e agilizando o trabalho.

    Utilizar o e-DOC
    No caso do Judiciário, utilizar o e-DOC (Peticionamento Eletrônico para o Tribunal Superior do Trabalho – TST);

    Assinar prontuários eletrônicos
    Permitir aos profissionais de saúde assinar prontuários eletrônicos (desde que o Hospital utilize o sistema PEP);

    Declarar o DMED (profissionais da saúde)
    Profissionais de saúde podem declarar o DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde); usar o TISS (Troca de Informação de Saúde Suplementar), que estabelece um padrão para troca de dados entre prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde; e efetuar assinaturas eletrônicas no SISREL (Sistema de Ressarcimento Eletrônico ao SUS - Sistema Único de Saúde);

    E - CNPJ

    Utilização Governamental

    Utilização Governamental

    Para quem trabalha em órgãos públicos, empresas públicas ou de economia mista. Permite acessar serviços exclusivos do Governo, como SPED, CAGED, e-CAC e outros.

    Acessar o e-CAC
    Acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e realizar uma série de operações, dentre as quais verificar a situação fiscal, consultar as notificações de declarações feitas à Receita Federal, realizar, consultar ou cancelar procurações eletrônicas para o seu contador, etc; Saiba mais

    Enviar e fazer retificações no CAGED
    Enviar e fazer retificações no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mediante procuração; Saiba mais


    Emitir a declaração do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no portal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Saiba mais

    Acessar ao Sisprouni
    Coordenador ou representante de instituição de ensino, cadastrado pelo mantenedor, pode acessar o sistema informatizado do ProUni - Sisprouni (Programa Universidade Para Todos) para atualizar, suspender, transferir e encerrar Bolsas, aprovar/reprovar candidatos pré-selecionados, além de emitir Termo de Adesão e Termos Aditivos;

    CEBAS
    A Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social é concedida pelo Governo Federal às instituições privadas sem fins lucrativos que atuam na área social, educacional e da saúde. Saiba mais

    ComprasNET
    O Comprasnet é o portal de compras do Governo Federal para a realização de licitações e contratações feitas pela Administração Pública Federal direta. Para acessar os diversos serviços do Comprasnet, os fornecedores devem adquirir um Certificado Digital do tipo e-CPF ou e-CNPJ. Saiba mais

    SPED
    O Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) consiste no armazenamento, na validação e na recepção de documentos contábeis e fiscais de empresas e pessoas jurídicas no meio digital. Fazem parte do Sped os seguintes projetos: Escrituração Contábil Digital (ECD), também conhecido como Sped Contábil; Escrituração Fiscal Digital (EFD), ou Sped Fiscal; a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Saiba mais

    Cadastrar, cancelar e consultar procuração no e-CAC
    Cadastrar, cancelar e consultar procuração no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte);

    Acessar ao Receitanet
    Enviar pelo Receitanet demonstrativos para a Receita Federal, como DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica), DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias), DITR (Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), DERC(Declaração de Rendimentos Pagos a Consultores por Organismos Internacionais), DACON (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais), DIMOF (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira), DASN (Declaração Anual do Simples Nacional), DBF (Declaração de Benefícios Fiscais);

    Acessar o Conectividade Social ICP
    Acessar o Portal Conectividade Social ICP da Caixa Econômica Federal para fazer transações referentes ao FGTS e à Previdência Social; cadastrar procuradores (funcionário da sua empresa ou profissional autônomo que tenha e-CPF) para representar a empresa e realizar os serviços online; Saiba mais

    Emitir e parcelar a DAS
    Emitir e parcelar a DAS (Documentos de Arrecadação do Simples Nacional) para empresas incluídas no Simples Nacional;

    Emitir e Retificar o Redarf
    Emitir e Retificar Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Redarf);

    Realizar transações no SISPROUNI
    Permitir que mantenedoras de instituições de ensino realizem transações no SISPROUNI (Sistema do ProUni – Programa Universidade Para Todos), inclusive cadastrar os coordenadores, que acessam o sistema com um e-CPF;

    Acessar o CNES
    Acessar os serviços do CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais) com segurança. Sindicatos, federações e confederações podem executar serviços na página do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como Solicitação de Dados Perene (SD), Atualização Sindical (SR) e Solicitação de Registro Sindical (SC);

    Solicitar financiamento no Finep
    Solicitar financiamento no programa Juros Zero no Finep (Financiadora de Estudos e Projetos); Obter alvará por meio do Certificado de Licenciamento Integrado no SIL (Sistema Integrado de Licenciamento) de seu município.

    CEBAS
    A Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social é concedida pelo Governo Federal às instituições privadas sem fins lucrativos que atuam na área social, educacional e da saúde. 

    Informações Gerais

    Informações Gerais

    O Certificado Digital facilita o acesso a diversos serviços pela internet, além de ajudar a diminuir erros de cadastros.

    Emissão de notas
    Emitir notas fiscais eletrônicas;

    Emitir CT-e
    Emitir CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônicos), um documento digital armazenado eletronicamente, para fins fiscais. O CT-e é indicado para o transporte de cargas nos sistemas rodoviário, ferroviário, aéreo, dutoviário e aquaviário.

    Obter o GED
    Obter o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), que organiza os documentos emitidos pelo contribuinte;

    Diminuir erros de escrituração
    Diminuir erros de escrituração em razão do cadastro correto das informações;

    Emitir o DANFE
    Emitir o DANFE (Documento Auxiliar na Nota Fiscal Eletrônica);

    Utilização Privada

    Utilização Privada

    Para relacionamentos com comércio, seguradoras, setor imobiliário, sindicatos e transações com bancos.

    Assinar a escrituração contábil e fiscal
    Assinar a escrituração contábil e fiscal da empresa (SPED Contábil e Fiscal – EFD e ECD), caso seja o procurador ou representante legal da empresa; Saiba mais

    Aderir ao Cadastro Positivo
    Aderir ao seu Cadastro Positivo (de pessoa física) pela internet;

    Utilizar o GESP
    Utilizar o GESP (Gestão Eletrônica de Segurança Privada);

    NF-e | Nota Fiscal Eletrônica

    Utilização Governamental

    Utilização Governamental

    Para quem trabalha em órgãos públicos, empresas públicas ou de economia mista. Permite acessar serviços exclusivos do Governo, como CT-e, CAGED, e-CAC e outros.

    Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica
    A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é uma alternativa aos documentos fiscais em papel utilizados no varejo, reduzindo custos e aprimorando o controle administrativo. Saiba Mais

    Emissão de notas
    Emitir notas fiscais eletrônicas;

    Emitir CT-e
    Emitir CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônicos), um documento digital armazenado eletronicamente, para fins fiscais. O CT-e é indicado para o transporte de cargas nos sistemas rodoviário, ferroviário, aéreo, dutoviário e aquaviário.

    Obter o GED
    Obter o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), que organiza os documentos emitidos pelo contribuinte;

    Diminuir erros de escrituração
    Diminuir erros de escrituração em razão do cadastro correto das informações; Saiba Mais

    Emitir o DANFE
    Emitir o DANFE (Documento Auxiliar na Nota Fiscal Eletrônica);

    Impulsionar o relacionamento seguro
    Impulsionar o relacionamento seguro com os clientes ao estabelecer um contato virtual com informações confiáveis.

    Emitir a Manifestação de Destinatário
    Emitir a Manifestação de Destinatário, documento no qual o contribuinte que adquiriu a mercadoria indica se a recebeu corretamente e registra como “Ciência da Emissão”, “Confirmação da Operação”, “Desconhecimento da Operação” ou “Operação não Realizada”.

    Nota Fiscal Gaúcha
    A Nota Fiscal Gaúcha é um programa do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de diminuir a sonegação fiscal e aumentar a arrecadação tributária. Saiba Mais

    Nota Fiscal Paulista
    A Nota Fiscal Paulista é um programa do Estado de São Paulo criado para estimular os comerciantes a entregar o documento fiscal na hora da compra. Saiba Mais

    Nota Fiscal Paulistana
    A Nota Fiscal Paulistana é um programa da cidade de São Paulo que incentiva os estabelecimentos comerciais a entregar o documento fiscal, chamado de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), no momento da compra. Saiba Mais

    Eliminar a digitação
    Eliminar a digitação das notas fiscais em papel na recepção de mercadorias;

    Diminuir os gastos com papéis
    Diminuir os gastos com papéis e o armazenamento de documentos fiscais ao emitir notas eletronicamente;

    Reduzir o tempo de parada de caminhões
    Reduzir o tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais da Fronteira, simplificando a fiscalização em trânsito;

    Simplificar as obrigações fiscais
    Simplificar as obrigações fiscais, como a dispensa da AIDF (Autorização de Impressão de Documentos Fiscais);

    Informações Gerais

    Informações Gerais

    E-Jurídico

    O que é o Certificado Digital?
    O Certificado Digital é uma assinatura digital com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet,permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade. O e-Jurídico é a versão deste produto destinada aos advogados.

    O uso do Certificado Digital é obrigatório para advogados? Quais são os benefícios da Certificação Digital?
    Com o Certificado Digital e-Jurídico você garante a validade jurídica de documentos assinados eletronicamente. A certificação desburocratiza processos e economiza tempo, com a realização de processos pela internet sem necessidade de validações presenciais ou reconhecimentos de firma. Advogados podem acompanhar e validar etapas processuais e assinar contratos direto do escritório.

    A modernização gradual dos processos jurídicos facilita a rotina dos advogados. Carimbos de despacho, processos e documentos vão sendo substituídos, aos poucos, por arquivos eletrônicos com certificação digital válida no padrão ICP-Brasil.

    E-Saúde

    • Acenm/CDL -
    • Acenm/CDL -

    O que é o Certificado Digital?
    O Certificado Digital é a assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet. Ela permite que pessoas e empresas se identifiquem e assinem de qualquer lugar do mundo, com muito mais segurança e agilidade. O e-Saúde é a versão deste produto destinada aos médicos e profissionais de enfermagem.

    Quais os benefícios do Certificado Digital?
    Com a adoção do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), hospitais ou clínicas que adotem o novo sistema deverão ter prontuários ou laudos eletrônicos assinados com certificado digital válido no padrão ICP-Brasil. Isso agiliza o dia a dia, reduz o custo com papel e diminui a burocracia.

    Com o uso do e-Saúde, as prescrições médicas geradas em qualquer computador e assinadas digitalmente terão o valor legal de uma prescrição escrita e assinada manualmente. O laudo recebe chaves de segurança criptografadas que asseguram a inviolabilidade e a integridade total de suas informações, eliminando chances de clonagem ou adulteração.

    * A carteira profissional (CRM e/ou crachá de identificação do hospital) deve ser apresentada no momento da emissão do certificado digital.