Aba 1

Postado em 14 de Outubro de 2020 às 11h03

Simples Nacional: Receita flexibiliza regras de reparcelamento

Alertas e Comunicados (105)SEFAZ-MT (16)Jurídico e Tributário (83)

Medida atende às empresas com débitos no Simples e no Simei.

A Secretaria Especial da Receita Federal publicou nesta terça-feira, 13, a Instrução Normativa 1.981/2020 que altera regras de parcelamento de débitos constituídos no âmbito do Simples Nacional.

O texto dispõe sobre o parcelamento de débitos apurados no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Simples Nacional, e de débitos apurados no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (Simei) devidos pelo Microempreendedor Individual (MEI) .

Reparcelamentos

O novo texto retira a limitação de pedidos de reparcelamento, e admite reparcelamento de débitos constantes de parcelamento em andamento ou que tenha sido rescindido, hipótese em que o contribuinte deverá desistir expressamente de eventual parcelamento em vigor.

A nova regra pode ajudar como fazer um blog as empresas que ficaram inadimplentes em 2020 por conta da crise provocada pela Covid-19.
Contudo, o deferimento do pedido fica condicionado ao recolhimento da 1ª parcela, cujo valor deverá corresponder a:

- 10% (dez por cento) do total dos débitos consolidados; ou

- 20% (vinte por cento) do total dos débitos consolidados caso haja débito com histórico de reparcelamento anterior.

A norma permite reparcelamento pelo prazo máximo de 60 meses. As novas disposições entram em vigor em 1º de novembro de 2020.

Fonte: Portal Contábeis

Veja também

Acenm/CDL divulga ações realizadas no enfrentamento à crise do Covid-1913/04/20 Nas últimas quatro semanas, os mutuenses, assim como todos os brasileiros, mudaram suas rotinas para atender às recomendações e restrições impostas pelas medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Foi no dia 17 de março que saiu o primeiro decreto municipal (nº 027/2020) voltado a esta questão, estabelecendo as primeiras medidas. Antes disso,......
Acenm/CDL convida para café empresarial29/08/19Associados serão recebidos nesta sexta-feira para um coffee e conversa sobre assuntos de interesse do empresariado A Acenm e a CDL Nova Mutum convidam seus associados para um café empresarial, que será realizado na sede das entidades nesta sexta-feira, 30 de agosto, a partir das 7h, sem necessidade de confirmação de presença. A......

Voltar para Notícias