• Acenm/CDL -

Notícias

Postado em 16 de Outubro de 2015 às 13h30

MT: Reforma tributária para fomentar negócios começa a vigorar em 2016

SEFAZ-MT (33)Fomento (51)Jurídico e Tributário (77)
Acenm/CDL O Governo do Estado está trabalhando oito pontos definidos como prioritários por grupos de trabalho formados pelo Executivo e entidades representativas dos setores da indústria, comércio e...

O Governo do Estado está trabalhando oito pontos definidos como prioritários por grupos de trabalho formados pelo Executivo e entidades representativas dos setores da indústria, comércio e agropecuário de Mato Grosso para a reforma tributária. Metade deles já entrará em vigor integralmente em 2016. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15.10) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, durante reunião com empresários de diversos segmentos do comércio.

Um dos pontos diz respeito à mudança no limite do faturamento para efeito de enquadramento no Simples Estadual para as categorias de pequenas empresas, conforme já anunciou o governador Pedro Taques no mês de setembro. O valor passará de até R$ 1,8 milhão para até R$ 2,5 milhões a partir de janeiro de 2016.

Outro ponto que deverá entrar em vigor no próximo ano diz respeito à equalização das empresas enquadradas no Simples. Os empreendimentos passarão a recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da compra de mercadorias provenientes de outros estados com a carga tributária estabelecida no Simples e não mais por substituição tributária, pela carga do CNAE.

Segundo o presidente do Sindicato Intermunicipal de Tecidos, Confecções e Armarinhos de Mato Grosso, Roberto Peron, essa mudança vai beneficiar 95% das micro e pequenas empresas do Estado.

No ano de 2016 os empresários também contarão com o Processo Administrativo Tributário (PAT) reformulado. A reforma está em fase de considerações finais para ser encaminhada à Assembleia Legislativa. Entre os itens estão a redução do número de instrumentos que constituem o crédito tributário e a uniformização das decisões proferidas em processos administrativos tributário em primeira e segunda instância, entre outros.

A partir do próximo ano também será excluída a responsabilidade solidária da empresa que comprar mercadorias de vendedor que não portar CND-e emitida pela Sefaz/MT.

O próximo ano ainda marcará a volta do Conselho de Contribuintes, que será paritário. As entidades deverão indicar os nomes dos conselheiros para representá-las.

Segundo o secretário, em uma segunda etapa de regras voltadas às micro e pequenas empresas, será realizado um estudo para estabelecer o escalonamento de alíquotas do ICMS a serem aplicadas à medida em que as empresas aumentem o faturamento.

Hoje, por exemplo, se uma empresa sai do Simples por ter ultrapassado a receita bruta limite para efeito de enquadramento passa a recolher alíquota cheia do ICMS, que em média é de 17%. "Estamos chamando esse escalonamento de rampa e vamos ter a ajuda da Fundação Getúlio Vargas para definirmos esse modelo de aumento gradativo da carga tributária", explicou Paludo. Segundo ele, o objetivo do Governo é incentivar e não penalizar a empresa que está crescendo. Essa mudança deverá entrar em vigor em 2017.

O presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Hermes Martins da Cunha, mostrou-se satisfeito com a atitude da atual administração de chamar as entidades representativas dos setores para construir as mudanças em conjuntos.

Foto/legenda: Anúncio foi feito essa semana pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Seneri Paludo

Fonte: Sefaz-MT

Veja também

Matrículas abertas para cursos gratuitos na área comercial10/03/15 O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com matrículas abertas para dois cursos gratuitos com turmas em Nova Mutum, ofertados através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com apoio da Acenm/CDL. Os cursos, que têm início no dia 24 de março, são de Auxiliar de Transporte e Distribuição e de Assistente de Pessoal. Confira......
Cerimônia festiva encerrou 8ª edição do Top of Mind31/10/17Mais de 100 segmentos empresariais receberam seus troféus, além do Empresário Destaque Tiago Tonello Das mãos da Miss Mato Grosso 2017, Aline Castanha Fontes, mais de cem marcas da indústria, comércio e serviços de Nova Mutum receberam seus troféus Top of Mind na noite do último sábado (28.10), na......
Nova Mutum: Horário especial do comércio contempla 34 datas em 201828/02Decreto municipal estabelece horários especiais e facultativos visando feriados e datas comemorativas Assinado pelo prefeito Adriano Pivetta neste mês de fevereiro, o Decreto Nº 12/2018 estabelece o horário especial e facultativo de atendimento do comércio local para este ano, definido em uma ação conjunta entre a......

Voltar para Notícias