• Acenm/CDL -

Notícias

Postado em 26 de Junho de 2017 às 08h59

Itens de segunda mão aquecem o mercado

Economia e mercados (20)
Acenm/CDL A recente valorização do consumo consciente e o charme dos objetos antigos ou de marca fazem com que os brechós virem pontos de venda concorridos e ocupem espaço até nos shoppings A Suécia...

A recente valorização do consumo consciente e o charme dos objetos antigos ou de marca fazem com que os brechós virem pontos de venda concorridos e ocupem espaço até nos shoppings
A Suécia inaugurou recentemente, na cidade de Eskilstuna, uma grande novidade: um shopping de segunda mão, que vende móveis, roupas, utensílios de jardinagem, produtos para pets e até materiais de construção. O país escandinavo tem tradição em compra e venda de objetos usados e, recentemente, o shopping foi aberto em um antigo depósito de reciclagem, que funcionava desde 2015. A montagem desse projeto envolveu empresários, políticos e o prefeito da cidade, que se juntaram para encontrar uma forma de reduzir o desperdício e trabalhar o consumo consciente. O shopping também possui espaço para uma cafeteria, que serve comidas orgânicas e fomenta palestras sobre assuntos relacionados ao consumo consciente. Cerca de 700 pessoas visitam-no todos os dias.

Mas o Brasil também tem exemplos sobre o tema. Pesquisa feita pelo Ibope Conecta para a OLX apontou que 84% dos internautas brasileiros têm interesse em vender itens sem uso. De acordo com o levantamento, o potencial de venda do brasileiro chega a R$ 7,6 trilhões, incluindo o comércio de itens que vão de moda e eletrônicos a imóveis e veículos. Tatiane Rodrigues, designer de interiores e proprietária do Comadres Brechó de Luxo, confirma essa mudança de cenário no país e ressalta que, “nesses tempos de crise, é possível que o pequeno empresário que comercializa itens de segunda mão consiga negociar para estar em um grande shopping”.

O Comadres Brechó de Luxo funciona desde 2012, mas só neste ano migrou para o shopping Liberty Mall, em Brasília, como um novo passo para a ampliação de mercado. A loja tem como foco o vestuário de marca; de acordo com sua proprietária, as peças são duradouras e, por serem de grifes consagradas, são almejadas pelas consumidoras. “Os clientes apreciam a oportunidade de comprar roupas diferenciadas e de qualidade”. Nessa nova fase, as bolsas também estão no centro das vendas da loja. Elas têm alta rotatividade, por estarem no imaginário do público que deseja um objeto de marca atemporal.

E-commerce
Vender produtos usados via internet não é novidade. Sites como Mercado Livre, Enjoei e OLX são especializados nesse tipo de comércio. Nesses portais, o próprio usuário faz um cadastro e insere fotos dos produtos dos quais deseja se desfazer. Ele se conecta, então, a pessoas de todo o país interessadas em adquirir aqueles itens. Os sites de venda fazem a mediação dos pagamentos e realizam a entrega. A segurança proporcionada por esse comércio on-line atrai os mais diversos públicos e tende a crescer como nicho de mercado.

Fonte: CNDL

Veja também

TOP OF MIND 2014: Acenm/CDL realiza pesquisa de opinião junto à população de Nova Mutum 01/10/14Entidades pedem às pessoas que recebam bem os pesquisadores e colaborem respondendo ao questionário. Nesta edição, 154 segmentos empresariais serão premiados A Associação Comercial e Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Mutum (Acenm/CDL) já iniciaram o trabalho de pesquisa do prêmio Top of Mind, edição 2014. O evento que em inglês significa ‘topo da mente’ tem como objetivo identificar as empresas ou marcas mais lembradas de Nova Mutum em cada segmento do comércio, indústria e......
Programa Empreender vem para expandir e fortalecer comércio de Nova Mutum22/02/16Acenm/CDL promove palestra voltada para os empresários no lançamento do Empreender O programa Empreender tem por objetivo aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas e estimular o desenvolvimento do município, identificando setores e segmentos econômicos estratégicos com potencial de......

Voltar para Notícias