Aba 1

Postado em 06 de Novembro de 2019 às 15h16

Impostômetro da ACSP chega a R$ 2,1 trilhões nesta quarta

Valor será alcançado 15 dias antes do que no ano passado

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai marcar R$ 2,1 trilhões ao 12h30 desta quarta-feira (06/11). O valor ? que representa o total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos contribuintes desde o início do ano ? será alcançado 15 dias antes do que em 2018, o que mostra que os brasileiros estão pagando mais tributos aos cofres dos governos municipais, estaduais e federal.

O crescimento da economia, embora em marcha lenta, contribuiu para que a arrecadação tenha atingido o montante antes do ano passado, segundo Emílio Alfieri, economista da ACSP.

?Mesmo com esse total de recursos e a carga tributária alta, é baixo o retorno em serviços básicos para a população?, afirma.

Porém, segundo o economista, vale ressaltar que o governo parece estar atento à essa questão, já que encaminhou para o Congresso, nesta terça-feira (05/11) uma série de medidas voltadas ao ajuste fiscal, com o objetivo de controlar os gastos e adequá-los à arrecadação.

?É um fato positivo, mas também é importante que se faça uma grande simplificação no sistema tributário, que tem mais de 60 impostos, taxas e contribuições, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).?

O painel do Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis.

Fonte: ACSP

Veja também

Acenm/CDL em parceria com empresa promoverá curso de Legislação Trabalhista e Rotinas de RH28/04/17 O curso de Legislação Trabalhista e Rotina de RH são destinados a diretores de empresas, gestores de Recursos Humanos, acadêmicos, profissionais da área de Recursos Humanos e ao publico em geral. O curso começará no dia 09 de maio, será dividido em seis blocos, se estendendo até dia 02 de junho, com carga horaria de 40 horas, iniciando as 19h até......
Feirão Queima de Estoque abre para o público nesta sexta e sábado02/10/19Maior liquidação de confecções, calçados e acessórios de Nova Mutum, o tradicional evento da Acenm/CDL reunirá 26 lojas Vinte e seis estabelecimentos comerciais de Nova Mutum levarão suas pontas de estoque para a maior liquidação de confecções, calçados e acessórios da cidade. A edição Inverno 2019 do Feirão......

Voltar para Notícias