Aba 1

Postado em 13 de Novembro de 2019 às 09h19

Governo lança programas que estimulam geração de empregos, capacitação e oferta de microcrédito

Economia e mercados (125)

Governo lança programas que estimulam geração de empregos, capacitação e oferta de microcrédito
Medidas devem gerar milhões de vagas de emprego ao longo dos próximos anos


O presidente da República, Jair Bolsonaro, lançou nesta segunda-feira (11) o Programa Verde Amarelo e a Estratégia Nacional de Qualificação. O objetivo é o incentivo à geração de empregos a jovens, estimular a capacitação e ampliar a oferta de crédito no mercado. O presidente da CACB e da Unecs, George Pinheiro, participou da cerimônia, realizada no Palácio do Planalto.

Um dos decretos lançados é a Estratégia Nacional de Qualificação. Em parceria com o Sebrae e o Senai, serão oferecidos vouchers para qualificações de trabalhadores, promovendo maior alinhamento entre oferta e demanda. Segundo o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Alexandre Da Costa, o projeto foi desenhado ao longo de vários meses, dentro e fora do governo.

Com isso, nós voltamos a investir em qualificação sem impacto orçamentário. Essa parceria é fundamental para que tenhamos garantia de recursos e alinhamento com aquilo que o setor privado precisa, disse, explicando, em seguida, que o objetivo é capacitar 2 milhões de pessoas e gerar um milhão de empregos líquidos, em colaboração com a iniciativa privada. O modelo coloca o trabalhador e o empregador no centro do processo, completou.

O Programa Verde Amarelo vai incentivar a contratação de jovens, a inserção de pessoas com deficiência e reabilitadas e o microcrédito para pessoas de baixa renda. Em três anos, as medidas devem beneficiar cerca de 4 milhões de pessoas. Previsto em Medida Provisória, o Emprego Verde Amarelo deve resultar na abertura de 1,8 milhão de vagas em um prazo de três anos, para jovens de 18 a 29 anos que buscam o primeiro emprego formal.

Esse governo tem um objetivo, tem um rumo: fazer com que o ambiente de negócios aqui no Brasil seja confortável para quem emprega e confortável para quem se emprega, afirmou o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Esse governo tem tido o compromisso de estimular a competitividade do mercado e melhorar o ambiente de negócios para quem deseja empreender. O setor produtivo está sendo abraçado e certamente o objetivo de gerar empregos será alcançado, opina George Pinheiro.

Microcrédito

Outro objetivo do Programa é ampliar a oferta de crédito para a população de baixa renda. vamos estabelecer um compromisso de ofertar nos próximos três anos R$ 40 bilhões em crédito para os mais pobres, os mais necessitados. Essas pessoas estão sujeitas a um crédito informal que chega por vezes a 10% na mão de agiotas, disse Marinho. Segundo ele, com a medida, os bancos ganharão cerca de 10 milhões de novos clientes durante o período.

Desoneração da Folha e trabalho aos domingos

Ainda durante o discurso, Marinho afirmou que, com o Verde Amarelo, o governo está promovendo um piloto da desoneração da folha de pagamentos como forma de melhorar a produtividade, diminuir o custo do emprego e aumentar a formalização. vamos fazer um processo de desoneração da folha com responsabilidade, apontando dentro do orçamento a contrapartida adequada para não haver desequilíbrio fiscal, declarou.

Por fim, o secretário especial da Previdência e Trabalho comentou a questão do trabalho aos domingos: acontece em qualquer lugar do planeta que é competitivo e vai acontecer respeitando a Constituição brasileira que determina que um dia de repouso remunerado será oferecido ao conjunto dos trabalhadores. Só essa medida é capaz de gerar 500 mil empregos até 2022, segundo o ministério da Economia.

Fonte: CACB

Veja também

MP 936 é prorrogada: Veja como ficam as reduções e suspensões de contrato29/05/20 Ato normativo prorrogou a vigência da MP 936 por mais 60 dias; Entenda os impactos. O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira, 28, o ato nº 44, que prorroga a vigência da MP 936, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, por mais sessenta dias. A MP 936 possibilita a redução proporcional da jornada e dos......
Brasil registra 231 mil empresas abertas em outubro11/11/20 Os dados dos registros de empresas no Brasil são do Mapa de Empresas, ferramenta digital para acompanhamento dos registos empresariais no país. Em outubro, o Brasil registrou um saldo positivo de 231.253 novos negócio no mês de......

Voltar para Notícias

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.