Aba 1

Postado em 02 de Outubro de 2020 às 17h08

Nova Mutum: comércio cresce 7,83% em agosto e 1,48% em setembro

Economia e mercados (145)Datas Comerciais (12)
Acenm/CDL Dados do SPC Brasil se referem à comparação com o mesmo período de 2019. Saldo de empregos fechou levemente negativo após três meses de alta O ritmo econômico em Nova Mutum se manteve...

Dados do SPC Brasil se referem à comparação com o mesmo período de 2019. Saldo de empregos fechou levemente negativo após três meses de alta

O ritmo econômico em Nova Mutum se manteve consistente no mês de agosto, quando as vendas do comércio registraram um aumento de 7,83% em relação ao mesmo período de 2019. Colaborou para este crescimento o Dia dos Pais, que foi a melhor data para o comércio mutuense em 2020, apesar das restrições relacionadas à epidemia de Covid-19. O crescimento no Dia dos Pais foi de 27% frente a igual período do ano passado. Os dados são do SPC Brasil.

Setembro também foi de alta nas vendas do comércio local, porém de forma mais tímida: 1,48% em relação ao mesmo mês de 2019. Para o presidente da CDL Nova Mutum, Roberto Giequelin, essa desaceleração no mês de setembro é normal. “Entendemos que são três os principais motivos: Historicamente, setembro não é considerado um bom mês para o comércio, pois não há datas comemorativas que impulsionem a venda sazonal. O segundo motivo é que o auxílio emergencial diminuiu de R$ 600 para R$ 300. Por último e não menos importante, a inflação da cesta básica subiu, com destaque para a carne, o óleo de soja e o arroz. Tudo isso corrói de certa forma o poder de compra do consumidor.”

A tendência de crescimento deve continuar nos próximos meses. “Para outubro, mês das crianças, esperamos um incremento de 3% nas vendas em relação a outubro de 2019”, prospecta o presidente da Acenm, Joelmir Faccio.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

No tocante à geração de empregos, Nova Mutum fechou o mês de agosto com saldo levemente negativo, após três meses consecutivos de alta. O saldo foi de -10 postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os setores que puxaram o saldo negativo foram a Indústria, que admitiu 112 e desligou 174 trabalhadores (saldo de -62), e a Agropecuária (saldo -30). Já a Construção Civil fechou com saldo +30, Serviços +26 e Comércio +26.

Mesmo com a redução em agosto e no início da pandemia, no acumulado do ano, Nova Mutum já registra 1.018 novos postos de trabalho. Mato Grosso foi destaque nacional na geração de empregos, registrando +3.935 novos postos de trabalho no mês de agosto.

Por: Tiago Franz | Jornalista 3621SC | Ascom - Acenm/CDL
Foto: Kacio Henrique


Veja também

Comércio mutuense e Ministério Público abordam a Covid-19 em reunião04/05/20Acenm/CDL reuniu seus diretores para alinhar políticas de controle à doença junto ao promotor de Justiça Local e autoridades municipais Cerca de 30 diretores da Acenm e da CDL Nova Mutum participaram de uma reunião com o Promotor de Justiça Henrique de Carvalho Pugliesi na manhã desta segunda-feira (04/05), no auditório das entidades, para tratar da legislação relacionada à prevenção da Covid-19, especialmente no que diz respeito ao setor empresarial. Participaram também a......

Voltar para Notícias

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.